Máscaras do poder

Não importa em que mãos esteja, a essência do poder  sempre foi, é e será imutável. Por outro lado, as máscaras com que este se mostra ao seu pseudo-detentor – o povo – é que variam tão formidavelmente ao ponto de fazer com que esse acredite e comemore como suas as conquistas dos verdadeiros detentores e manipuladores daquele.

Irei, daqui há pouco, prestar um concurso. Mas a imagem que me vem a mente é a de alguém jogando centenas de cédulas falsas de dinheiro do alto de um hotel de luxo. Vejo as pessoas surpresas, alegres e desesperadas, disputando-as por entre os veículos em movimento, sendo algumas atropeladas por eles. Vejo que se violentam mutuamente agarrando-se às mesmas cédulas. Vejo-as ajoelhadas ao chão, com um monte de cédulas presas entre as mãos crispadas, elevando-as ao céu em sinal de agradecimento pelo milagre! Mas também vejo lá dentro do suntuoso hotel, na melhor das suítes, banqueteando-se dionisicamente, os escolhidos para quem as verdadeiras cédulas foram entregues antes.

Vejo o sorriso do Poder distribuindo os ilusórios prêmios. Uns mais efêmeros. Outros, menos.

Mas o Poder parece não saber que muitas pessoas não precisam desses tipos de benesses e que elas carregam dentro de si, a título de prêmio, as vitórias sobre si mesmas. Estas, sim, as verdadeiras cédulas.

Tais pessoas não se iludem (pelo menos não tão facilmente). E ainda que ameaçadas, não se curvam. E se lhes matam seus sonhos, eles ressurgem da dor, mais belos e mais fortes.

Com licença! Eu vou à luta! À minha luta!

 

 

Anúncios

0 Responses to “Máscaras do poder”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Anúncios

%d blogueiros gostam disto: